Arrume a Sua Casa e Melhore a Sua Vida.

em 23 agosto 2020


 

Este ano e mais do que nunca coloquei em prática o destralhamento cá em casa, já escrevi sobre isso AQUI. Acredito profundamente que o aglomerar de coisas em casa, daquelas que juntamos na esperança de um dia utilizar, podem prejudicar severamente as boas energias de nosso lar e com isso interferir negativamente na vida familiar.

Não se trata de modismos esotéricos ou "mania" de limpezas, manter tudo no seu devido lugar é simples e não é de todo uma tarefa árdua diária. Quando finalmente organizamos nossos armários e gavetas, tudo facilmente fica arrumado apenas devolvendo ao seu lugar e a vida flui muito mais leve.

Com o destralhamento que fiz consegui apetrechar uma casa com tudo o que é essencial,é claro que não preciso de uma casa de férias com tudo a condizer ao por menor, mas consegui criar alguma harmonia dando uso ao que tinha em casa, guardado a anos e é assustador pensar que eu tinha uma casa dentro de outra casa.

Percebi também o quanto consumimos por impulso, principalmente quando vivemos em uma cidade como Lisboa.  

A pouco tempo li sobre Marie Kondo, uma japonesa expert em organização e achei muito interessante a sua forma de categorizar o que devemos guardar e o que devemos dispensar. Segundo Kondo pegas no objeto e perguntas a ti própria como ele te faz sentir, se trouxer alegria é para manter, caso contrário, está na hora de desapegar.

Se estiver animado com a ideia de organização, confira abaixo alguns passos indicados por Marie Kondo:


PASSO 1. Defina seu estilo de vida ideal e como você gostaria que fosse sua casa.

Pare por alguns minutos e pense como você gostaria que fosse cada canto da sua casa. Tente imaginar quais itens você gostaria de ter e onde ficariam melhor posicionados. Ao visualizar uma imagem concreta, torna-se mais rápido o processo de deixar cada coisa em seu lugar. Esta é a chave principal da arrumação.

PASSO 2. Arrume tudo de uma vez só.

Há quem tire um dia para arrumar o quarto e outro para dar atenção à organização do escritório, mas para Marie Kondo, o grande problema de arrumar as coisas aos poucos é que as chances de você passar o resto da vida arrumando são grandes.


PASSO 3. Organize por categoria, não por localização.

Isso significa que você deve decidir arrumar todos os livros e não arrumar apenas o quarto, por exemplo, já que livros podem estar por diferentes cômodos da casa. Faça uma categoria por vez. A dica é começar pelas mais fáceis, como roupas livros e documentos. Se tiver muitos itens em uma categoria (roupas, por exemplo), faça subcategorias com calças, camisetas e jaquetas.

Deixe para o final objetos que têm algum valor sentimental, como fotos e cartões. Marie Kondo sugere guardar apenas fotos que te fazem lembrar do contexto e trazem um sentimento bom.

PASSO 4. Livre-se do excesso.

Ao pegar cada um dos objetos da sua casa, pergunte a si mesmo: isso tem utilidade no momento para mim ou terá no futuro? Isso me faz feliz? Essa pergunta é ainda mais importante, pois mais do que ser útil, aquele objeto precisa te fazer feliz.

Caso a resposta for negativa, não hesite em jogar as coisas fora ou destiná-las para a doação. Deixe várias sacolas só para isso. Você deve ficar apenas com o que realmente ama ou que ainda te deixa feliz.

“Para algumas pessoas serão muitas coisas. Para outras, somente um punhado”, diz a autora. “A chave é trabalhar para identificar aquilo que verdadeiramente produz felicidade, e para a maioria das pessoas não é fácil. Mas é a melhor maneira de nos assegurar de que vivemos com aquilo que nos satisfaz. E na quantidade justa”.


Dicas extras de Marie Kondo:

• A melhor maneira de guardar bolsas é uma dentro da outra.

• Não compre produtos especiais para organização. A ideia é diminuir a quantidade de itens que possui, e não comprar mais.

• O objetivo de um presente se cumpre na hora em que o recebemos. Por isso, não tenha medo de se desfazer de lembranças que recebeu e nunca usou.

• Você guarda um monte de fios e cabos que não sabe de onde são? Jogue-os no lixo. Só mantenha aqueles cuja função você possa identificar.

• Qual foi a última vez que você abriu um manual de instruções? Eles não servem para nada.

• Esvazie o conteúdo daquelas caixas onde guarda objetos aleatórios, como botões soltos, prendedores de cabelo, moedas, canetas e bloquinhos promocionais.

• Organize as roupas na vertical. O resultado final é algo como uma biblioteca de roupas.


Fonte: Catraca Livre

10 comentários , comente também!

  1. Um dia destes ganho coragem e faço isto cá em casa!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
  2. Se há assunto que adoro é organização.
    Mas antes disto é realmente preciso ter consciência da vida que queremos ter.
    Por mais exemplos que dês há pessoas que não conseguem desfazer se de coisas. E continuam a comprar.
    Pra mim estou convencida que o método D konmari é muito bom.
    Tenho muita coisa feira em casa Com o seu método.
    Bjs e bom destrahe.
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Lulu, há pessoas que não conseguem viver bem com uma vida mais simplificada e/ou organizada, eu própria conheço pessoas maravilhosas que vivem no caos :D eu não conseguiria.

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. O destralhamento continua a ser um desafio para mim. Desfaço-me de coisas em número menor do que o número dos adquiridos, apesar de me controlar bastante nas compras. Mas as regras da Marie Kondo já sigo ligeiramente.
    Uma boa semana!
    Beijinhos
    p.s. não me aparecem os teus posts novos nos blogues que sigo... e estranho.

    ResponderEliminar
  4. Fernanda apanhei um choque quando vi tudo aquilo que meus avós acumularam durante tantas décadas,haviam coisas que nunca tinham sido usadas mas que já estavam desfeitas pelo tempo. Mais espantada fiquei quando descobrimos que meus sogros levam o mesmo caminho. Acumulação nem pensar, quero apenas aquilo que me serve realmente.

    Beijinhos

    ResponderEliminar