Engomar a Roupa Cá Em Casa

em 26 junho 2020




Passar roupa era aquela tarefa que ia protelando e aí quando dava por mim, 
tinha a torre de pisa na lavandaria. Acho que a idade vai avançado e há afazeres 
que já aborrecem ou descobrimos que não fazem sentido. Para quê, passar uma tarde inteira a engomar se ao usar ou vestir vai amarrotar tudo novamente?? 

De uns anos para cá utilizo alguns artifícios para abreviar esta agradável tarefa (só que não!). 

Meus truques!
 
O trabalho todo começa na loja. 
Quando comprar roupas novas, verifique se precisam ser passadas. Normalmente as peças mais difíceis de passar são as que têm grande percentagem de algodão ou linho. (Normalmente as que mais gosto,arg!!)

Não encha demasiado a máquina: 
Siga a recomendação do fabricante e coloque apenas o peso de roupas adequado a cada programa. Assim a lavagem é eficaz e as roupas ficam menos amarrotadas.

Use um bom amaciador: 
Além de deixar um cheirinho maravilhoso de roupa acabada de lavar, o amaciador ajuda a deixar as roupas mais macias e menos enrugadas.No entanto, na roupa interior procuro não usar o amaciador, pois ele danifica as fibras nestas peças e fazem com que percam elasticidade. Utilizo os saquinhos de rede para roupa interior, quando a lavagem termina eu tiro e passo a roupa que ficou por amaciador. O vinagre é uma boa alternativa, por ser igualmente eficaz e amigo do ambiente. E não, a roupa não fica a cheirar à salada.

Pendure assim que lavar: 
É importante não deixar a máquina torcer com rotações muito altas,quanto mais baixa a rotação menos enrugada fica a roupa.
A máquina está a centrifugar e eu já fico atenta, logo que destranca a porta eu estendo, quanto menos tempo ficar na máquina, menos amarrotada fica.

Sacuda a roupa antes de pendurar: 
Aqui é o grande truque da operação. Aquela batida na roupa, aquela esticadinha na hora de pendurar fazem toda a diferença. 

Molas da roupa: 
Pendure sempre a roupa esticada e pelas pontinhas, de preferência em cima de costuras. Assim você evita marcas das molas. 

Secou, dobrou: 
Recolha e dobre a roupa assim que ela estiver seca. Se estiver um pouco húmida, a peça pode ficar com aquele cheiro de cachorro molhado. Se secar demais, a peça fica difícil de dobrar. Mas daí é só borrifar uma misturinha caseira (uma parte de amaciador, 2 partes de álcool e seis partes de água).

Cabide na corda: 
Camisas e t-shirts podem secar diretamente nos cabides, assim é menos um trabalho e mais espaço na corda. Na terra faço assim, em Lisboa não confio colocar cabides em corda no 4ºandar, o mais certo é ter de ir buscar a roupa do outro lado da ponte 25 de Abril, mas como estamos em Lisboa, o mais certo mesmo é ficar sem a roupa.

Gravidade ao seu favor: 
Deixe a parte mais pesada das roupas para baixo, para que o peso da peça a deixe mais esticada. Calças, por exemplo, devem ser penduradas pelas pernas, não pelo cós.

Ainda está amarrotada: 
Se a roupa ainda estiver amassada ou não está do jeito que gostaria, vai ter de encarar o ferro mesmo. Mas antes borrife aquela misturinha de amaciador, álcool e água. Com a peça levemente húmida, fica mais fácil passar.


Bom,estas dicas funcionam comigo, deixei de engomar os turcos do wc, lençóis (engomo só as fronhas),pijamas, panos da loiça, toalhas de mesa do dia a dia e as roupas de usar em casa.O tempo voa e aprendi que devo gastar meu tempo com atividades que me deixam feliz.

12 comentários , comente também!

  1. É a única coisa que em casa não faço. Passar a ferro. De resto sou uma boa "dona de casa", :)
    .
    Uma noite feliz
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem. O meu marido ajuda em tudo,mas realmente engomar não dá:)

      Cumprimentos.
      Bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Excelente publicação!
    Adorei.
    ~~
    Sinto em mim uma força interior

    Beijo e uma excelente Sexta Feira

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Cidália.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Excelentes dicas e conselhos,gostei desta tua publicação,tem um bom domingo e uma maravilhosa semana!!

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Obrigada pelas dicas. A maior parte já fazemos cá em casa.
    Uma semana feliz!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Patrícia, eu também prefiro o algodão e linho, lol não calha nada bem ... mas gosto das fibras naturais, são mais frescas. Mas sigo todas as dicas! E algumas peças dobro muito bem e já nem passo a ferro. Dito isto, torres de Pisa são uma constante cá em casa, parece que a roupa nasce no cesto!
    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernanda.
      Ai estas torres de roupa, raramente consigo acabar com as roupas por engomar, há sempre alguma peça que fica no cesto, mas já foi pior :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  7. Olá!

    A ruralidade, no seu melhor!

    Saudações poéticas!

    ResponderEliminar
  8. Verdade Sr Vieira.

    Cumprimentos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar