Trás os Montes - A Nossa Aldeia

em 29 julho 2020





Estive mais de um mês sem publicar, temos estado no nosso exílio e quando retornamos à Lisboa passamos por um processo complicado, é um readaptar à cidade, é termos de estar onde não queremos estar. Na nossa terra não temos telemóveis ou internet, é um sossego, principalmente porque não preciso policiar a mais nova no computador, ela se distrai com outras coisas, mal se lembram da TV.




A casota lá vai, na fase do quase e custa tanto esta fase, aff!
No entanto, agora mais envolvida na vida quotidiana da nossa terra, percebo o porque do Norte de Portugal estar tão abandonado. Concluí que é desejável para alguns que isso se mantenha, para que alguns poderosos possam estar à vontade para fazerem o que querem. Os setores públicos funcionam devagar devagarinho e tudo funciona na base dos amigos, dos compadrios. Estou a sete meses à espera que façam a instalação do ramal da água e saneamento, a casa vai ser entregue sem estes recursos básicos, em pleno século XXI isto é inadmissível. Não há brio profissional, aliás há muito pouco profissionalismo.
Fomos tendo conhecimento de que várias pessoas deixam de investir na nossa terra por incompetência de Juntas, Câmaras e todo o setor público no geral. 
Culpam Lisboa pela desertificação no Norte do país, que as verbas são todas canalizadas para a capital. Sinceramente não é isso que tenho visto, os nortenhos precisam mostrar que são capazes, essa conversa de que são esquecidos, comigo não cola mais.




Mas é aqui que temos as nossas raízes e temos esperança de que a situação mude em Trás os Montes e se torne de alguma forma atrativo para os jovens, que tiveram de sair para outros países ou outras zonas do país à procura de melhores condições de vida. Já vão havendo alguns malucos insistentes como nós, que vão construindo suas casas, quem sabe um dia possam retornar à sua terra.





10 comentários , comente também!

  1. Trás os Montes é fascinante. Gostei muito das fotos.
    .
    Saudações poéticas

    ResponderEliminar
  2. Olá Patricia :)
    Que lugar tão bonito, e eu que nunca estive no Norte!
    Bênção poderes ter ai o teu canto!Mas não se entende tanta burocracia neste pais que tem tanto e não anda prá frente.
    Olha ás tantas se fosse um estrangeiro no Algarve despachavam se ;)
    bj querida e força ai em Lisboa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lulu.
      De Norte a Sul o nosdo país apresenta imensas possibilidades, mas enquanto servirem aos interesses apenas de alguns, não saímos da sepa torta.

      Beijinhos e obrigada pelo carinho.

      Eliminar
  3. Pôs o dedo na ferida daquilo que são vários motivos que levam a que as pessoas se afastem das regiões mais interiores. A pequenez de Portugal não está somente na sua dimensão geográfica.
    Abraço solidário.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Patrícia sou o seguidor número 7 e gostaria de ter o privilégio de você me seguir também. Parabéns pelas fotos. Nunca sai do Brasil, mais Portugal é um país que eu adoraria conhecer. Como não bebo nada de álcool adoraria provar os queijos da Serra da Estrela e os azeites também.

    ResponderEliminar
  5. É realmente frustrante ver que a engrenagem do sistema encrava tão facilmente, e que aqueles que a deveriam manter a funcionar, muitas vezes, se defendem com clichés atirando as responsabilidades aos outros. E não se aplica aos privados somente, muitos empresários simplesmente desistem, a burocracia nunca chegou ao simplex! E mencionas um ponto para mim certeiro, a falta de brio! É um defeito geral.
    ( Vocês não têm água de poço? Isso já vos dava outra independência. Para mim a casa de sonho é essa, a que não depende de nada exterior)
    Bem, desejo que corra pelo melhor, esta etapa final.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernanda.
      Temos passado mais tempo aí por cima, são tantas as burocracias e nem sempre conseguimos resolver tudo por email. Ficamos desolados com a falta de profissionalismo pela nossa zona e é em todos os setores.
      Nós temos poço sim, aliás o dito ficou em baixo do meu quarto, kkkkkk... ele já existia e ficou com ligações para o exterior como alternativa para não gastar apenas a água da companhia, mas precisávamos também do ramal de esgotos que é requisitado juntamente com o da água. Também colocamos painéis solares, esperamos que ajude a poupar na factura da eletricidade, uma vez que não teremos gás.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Sabes que tens a minha casa de sonho, Patrícia? Sem nada ligado à rede? lol... era assim que eu gostava, a sério.
      Também temos painéis solares, e resulta, embora tenha alterado a minha rotina, para por exemplo, pôr as máquinas a funcionar de dia. Mas olha, vocês não estando a viver a 100, aí, não sei se será rentável. Mas certamente fizeram um estudo e valerá a pena.
      Beijinhos

      Eliminar