Meu vício! - Mamão

em 10 junho 2020


Isto me sabe tão bem, hummm...
Normalmente está sempre presente no meu pequeno almoço, mamão com aveia e mel, a não ser que não encontre no super ou estejam com má cara. Embora goste imenso de batitos de fruta, o mamão é aquela fruta que só como assim. 
Em tempos de pandemia ou não, é muito importante mantermos uma boa alimentação, o melhor possível e quando somos habituados desde pequenos é mais fácil manter uma alimentação saudável. 
No entanto, esta não é uma regra infelizmente, apesar do meu filho comer de tudo, a minha "pequena indomável" é terrível para comer legumes embora veja sempre à mesa, tenho de utilizar sempre truques para esconder alguns legumes na comida. Quanto à fruta a minha sorte é que ela come tudo no batido, é um bom truque para aquelas crianças que não comem fruta. 😉

Além de saboroso, descobri que o mamão tem inúmeros benefícios, vejam só!

Mamão e seus benefícios
A fibra presente no mamão somada a compostos bioativos da fruta é responsável por melhorar as condições do pH no intestino, melhorando o fluxo intestinal, ou seja, sua avó estava certa, comer mamão ajuda a ir ao banheiro.
A combinação da vitamina A à vitamina C contribuem com o sistema imunológico, protegendo contra resfriados e outras doenças, e combatem os radicais livres, o que ajuda a retardar o envelhecimento.
Responsáveis pela cor do mamão, o betacaroteno e o licopeno são nutrientes que podem contribuir para uma pele mais saudável e prevenir males como a cegueira.
O melhor de tudo, você pode comer mamão sem pesar a consciência, isso porque a fruta possui poucas calorias, podendo ser consumida a qualquer hora do dia em que surgir aquele desejo de um docinho.

O mamão é uma fruta saborosa, cujas propriedades nutricionais são importantes no contexto de um hábito alimentar saudável. O mamão é uma fonte de:

Fibra,
Vitamina A,
Vitamina C,
Flavonóides,
Carotenoide,
Licopeno,
Potássio,
Cálcio,
Folato,
e outros minerais.

Estudos mostram a relação entre o aumento no consumo de alimentos ricos nesses compostos e a diminuição no risco de algumas doenças crônicas degenerativas, como câncer e doenças cardíacas.

Além disso, a fruta possui baixa concentração de gordura saturada e sódio.

Aqui vai uma curiosidade: Apesar da laranja ser famosa pela sua quantidade de vitamina C, ela possui menos que o mamão. Uma porção de 100 g de mamão papaya possui 81,4 mg de vitamina C enquanto uma a mesma porção de uma laranja pera possui 52,2 mg desse nutriente.

Fonte: Hortifruti

2 comentários , comente também!

  1. Desconheço se alguma vez comi. Penso que não.
    .
    Tenha um dia amoroso
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma fruta ótima, deveria provar.
      Estimo que tenha uma ótima semana.

      Eliminar