Meu Narciso

em 12 junho 2020


Tenho um carinho enorme por esta foto, por esta flor.
Estávamos a limpar o terreno da futura casinha e encontrei no meio do caos esta flor, fiquei enternecida pela forma como cresceu ali, em meio à entulhos, areia, troncos, silvas, enfim.
Costumo dizer que foi a primeira flor do meu jardim e fotografei para recordação, pois sabia que sua vida seria curta, já que nasceu muito próxima à uma figueira que queríamos salvar mas estava tomada por silvas e como este trabalho seria de homens é claro que no dia à seguir não havia flor.

Pesquisei e descobri que era um Narciso (pois, meu conhecimento em flores é péssimo) e adorei o seu significado. Vejam só!




Significado da flor "Narciso"

Como símbolo do renascimento e de novos começos, o Narciso é praticamente sinónimo de Primavera.  Apesar do seu nome botânico ser Narciso, às vezes também se podem chamar Junquilhos e em Inglaterra, devido à sua grande associação com a Quaresma, são conhecidos como os "Lírios da Quaresma". 

Em muitas partes do mundo, a tradição relaciona o Narciso não apenas como o marco do final do Inverno, mas também como um sinal de sorte e de prosperidade futuras.  No País de Gales diz-se que se plantarmos o primeiro Narciso da temporada, os nossos 12 meses seguintes estarão repletos de riqueza.   
Uma lenda chinesa conta que se um bolbo de Narciso for forçado a florescer durante o ano novo, isso trará boa sorte ao lar. 

Como flor para oferecer pelo nascimento, ela é a flor do mês de Março e é a flor de aniversário ideal para o 10º ano de casamento.  Oferecer narcisos é desejar felicidade.  No entanto, a mesma lenda que associa esta alegre flor à boa sorte, adverte-nos para o facto de que os devemos oferecer em ramos com vários, e nunca um sózinho.  Um narciso sózinho pode trazer a má sorte.

Fonte: Oh Pinturas

E agora meu espanto!! 
Faço anos em Março e havia não uma mas duas flores, a outra mais pequenina não fotografei, mas estava lá, olha que bom 😃
Acredito muito nas boas energias que as nossas ações e a nossa fé nos traz, nada acontece por acaso, acredito mesmo que esta flor foi uma piscadinha de olho do Divino para avisar "Vai dar tudo certo!"

3 comentários , comente também!

  1. Dizer que gosto do Narciso não caia lá muito bem. Mas sempre digo que é uma flor muito bonita, lol

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. A primavera dá sempre sinal de si, mesmo nos espaços mais improváveis.
    Tudo de bom.
    Abraço.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar